Bolsas de Estudo

O Programa de Pós-Graduação em Ciência de Materiais (PPGMAT) pode conceder bolsas de estudo para os alunos classificados no processo seletivo anual. Os órgãos financiadores são: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (FAPEMAT), e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Cada um desses órgãos concede bolsas para estudantes de Pós-Graduação em níveis de mestrado e doutorado. Os critérios de concessão de bolsa (duração, remuneração, prazos, direitos e obrigações) são definidos por esses órgãos.

CAPES
As bolsas da CAPES podem ser solicitadas à Comissão de Pós-Graduação do PPGMAT no ato da inscrição do processo seletivo, em concordância com o orientador.

CNPq
As bolsas do CNPq podem ser solicitadas diretamente pelo orientador através de um projeto encaminhado a esse órgão como parte de editais específicos de bolsas que o CNPq lança todos os anos.

FAPEMAT
As bolsas da FAPEMAT podem ser solicitadas à FAPEMAT, através de um projeto encaminhado pelo orientador. A FAPEMAT pode eventualmente conceder bolsas aos programas de pós-graduação através de convênios.