Estudo teórico através de ferramentas computacionais e modelos matemáticos com objetivo de descrever o comportamento das propriedades dos materiais em geral e nanoestruturados.

O uso de algoritmos computacionais modernos e de computação de alto desempenho permite a elaboração e aplicação de modelos para predizer e explorar conexões fundamentais entre estrutura, propriedades de forma qualitativa e quantitativa (QSPR) com o uso de descritores moleculares, propriedades termodinâmicas de materiais nanoestruturados magnéticos, comportamento e composição dos materiais.

Dessa forma, técnicas de modelagem e de simulação computacional consistem numa linha de pesquisa fundamental no curso, tanto para o desenvolvimento de pesquisas especificas em áreas estritamente teóricas quanto para o apoio nas análises de resultados experimentais.

Algumas técnicas tais como: Teorias de Campo Médio, Monte Carlo Clássico e Quântico, Dinâmica Molecular, Cálculos de ab initio, Teoria do Funcional da Densidade, Data Mining e Redes Neurais Artificiais serão utilizadas no desenvolvimento e caracterização de materiais.
Modelagem e Simulação de Materiais:

I

  • Investiga através de modelos matemáticos e simulações computacionais o comportamento das propriedades de materiais;
  •  Analisa as propriedades de materiais de forma quantitativa e qualitativa com o uso de descritores moleculares;

II

  • Estuda as propriedades termodinâmicas de materiais  nanoestruturados magnéticos.

 
 
 

Pesquisadores

Prof. Dr. Ricardo Stefani

Prof. Dr. Wagner Batista dos Santos

Prof. Dr. Marco Donisete de Campos